Eliminar o Mofo de Móveis de Madeira com Óleos Essenciais
- Carla Nicolini
- 11 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2018
Passei aperto com uma goteira aqui em casa, moro na montanha e em tempos de muita chuva a tendência é ter muita umidade e ainda com uma goteira no quarto já viu né, os móveis emboloraram e um cheiro de mofo tomou conta do quarto. Parece um caso perdido né? Mas não! Já há muitos anos não compro produtos de limpeza industrializados e uso vinagre, bicarbonato, azeite, água e óleos essenciais como meus aliados. Neste caso em específico utilizei duas receitas bem simples que vou compartilhar com vocês.
A primeira etapa foi tirar o mofo bruto, já que o bicho estava pegando e tinha uma crosta branca dentro do meu criado mudo, nem tinha como colocar a mão, então fiz um preparo num borrifador pequeno de 200ml.
Coloquei:
100ml de vinagre de álcool,
1 colher de café de bicarbonato de sódio
50ml de água
6 a 7 gotas de óleo essencial de cravo (Clove) ou OnGuard doTERRA
Esta mistura costuma dar uma reação efervescente, então assim que acontecer tampe o recipiente, aguarde um pouco e abra novamente para adicionar o óleo essencial, como eu tinha o Clove usei ele, pois o cravo é um fungicida de amplo espectro e junto com o vinagre e o bicarbonato o serviço foi ótimo, foi só borrifar na área onde estavam os fungos que quase todos sumiram, restando somente alguns mais resistentes e um cheiro agradável de cravo. O OnGuard também tem cravo na mistura e alguns outros óleos maravilhosos como Canela e Laranja, por isso ele é uma solução maravilhosa para as pessoas que não gostam do cheiro de cravo rss.
Depois de aplicar a primeira receita deixei o móvel um pouco no sol para secar. No dia seguinte apliquei a segunda mistura, para retirar os fungos mais resistentes, deixar o móvel limpo, brilhante e com um aroma gostoso antes de devolve-lo para o quarto.
Usei:
1 borrifador de 200ml
80ml de vinagre
80ml de azeite
5 a 7 gotas de óleo essencial OnGuard doTERRA
Apliquei a solução na área dos fungos remanescentes e passei um pano para ajudar na remoção e polimento da madeira. O que posso dizer é que ficou limpinho e cheiroso, depois foi só voltar o criado mudo para o quarto e dormir com cheirinho de OnGuard, uma delícia!
O mais especial de utilizar óleos essenciais na limpeza é que apesar de serem compostos de moléculas químicas potentes, eles não fazem mal a saúde como os outros produtos, por serem moléculas naturais retiradas diretamente das plantas. Por isso é sempre importante checar a procedência dos óleos que utilizará pois somente óleos essenciais puros promovem as funções desejadas. Ao utilizar os óleos essenciais na limpeza você terá resultados muito bons e simultaneamente estará inalando as moléculas voláteis do OnGuard e elas estarão cuidando da sua proteção, promovendo imunidade de não deixando que qualquer vírus, ácaro ou fungo que estiver no ar possa te atacar.
Outra dica super importante é que muitas vezes achamos que os óleos essenciais são caros, mas na verdade esta substituição de produtos industrializados por produtos naturais com óleos essenciais é mais econômica, pois você vai utilizar poucas gotas a cada aplicação e seu vidrinho vai durar muito. Coloque a ponta do lápis e verá que com essa mudança de hábito você terá mais mais economia.

.
CURIOSIDADES:
O VINAGRE é uma mistura de (geralmente) entre 4-5%* de ácido acético (CH 3 COOH) diluído em água. Este ácido é versátil e se mistura facilmente com água, óleo, álcool e quase qualquer outro tipo de líquido. Quando é dissolvido em água, o ácido acético se divide em 2 componentes, o hidrogênio e o acetato. O hidrogênio enfraquece a estrutura das moléculas que vê pela frente, removendo manchas, gorduras etc. e o acetato reage com ferrugem (moléculas de oxidação) e muda a sua composição de modo que a água possa dissolvê-la. O vinagre também é excelente para combater o mofo e o mau cheiro, além de funcionar como desinfetante e desengordurante, devido a sua alta concentração de ácido acético.
O BICARBONATO DE SÓDIO tem função bactericida e é ecologicamente correto, pode ser usado como abrasivo na higienização de azulejos e pias do banheiro, para polir pratas, para remover impurezas do micro-ondas e tirar odores da geladeira entre outras funções.
Comentários