top of page

Porque utilizar Óleos Essenciais com a qualidade CPTG!

  • Foto do escritor: Carla Nicolini
    Carla Nicolini
  • 10 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

É sempre importante entendermos sobre o produto que estamos utilizando para nós e para nossa família e isso não é diferente com os óleos essenciais. Apesar dos óleos essenciais virem da nossa tão amada natureza há empresas que visam mais o dinheiro no bolso do que a saúde de seus clientes e adulteram os óleos essenciais para que estes cheguem a um preço mais barato ao consumidor ou não se preocupam com contaminantes ou agrotóxicos que possam estar presentes na planta ou no processo. Essa ação é grave pois os óleos essenciais são gotas curadoras que precisam estar puras para que possamos ter o resultado terapêutico esperado. Saiba aqui como a doTERRA trabalha para garantir o mais alto grau de pureza em seus óleos essenciais.



ree

Teste de qualidade CPTG®

A pureza de um óleo essencial é a sua característica mais importante. Um óleo essencial que não seja puro representa o risco de germes e metais pesados ou adulterados no seu corpo, o que pode provocar irritação, efeitos adversos ou até mesmo doenças. Como não havia um padrão aceito para a qualidade de óleos essenciais, a doTERRA criou seu próprio processo de teste, chamando-o CPTG (Certificado de Pureza Testada e Garantida). O processo CPTG certifica que não há enchimentos adicionados, ingredientes sintéticos ou contaminantes prejudiciais em seus óleos essenciais, o que poderia reduzir sua eficácia. A doTERRA também dá um passo adiante, fazendo com que todos os seus produtos e embalagens passem por uma bateria de testes para garantir um prazo de validade longo e eficaz. Este protocolo garante potência, pureza e consistência lote a lote.



Antes do processo CPTG® começar

Métodos adequados de crescimento, colheita e destilação também são cruciais para a manutenção da pureza. Práticas de produção precárias e o desenvolvimento de variações sintéticas de óleo essencial sugerem que é impossível identificar com precisão um óleo essencial puro, sem análise científica. A análise apropriada dos componentes dentro de um óleo essencial é um dos aspectos mais desafiadores e detalhados da garantia de qualidade.

Saber quais das muitas espécies diferentes de uma certa planta proverão os benefícios de bem-estar mais significantes é o primeiro passo na produção de um óleo essencial de maior qualidade. Baseando-se na experiência de botânicos, químicos e profissionais de saúde, os materiais botânicos são cuidadosamente selecionados por suas concentrações naturais de compostos aromáticos ativos. O cultivo de plantas em ambientes mais favoráveis, além da colheita e transporte cuidadosos do material vegetal para o processamento garantem um ótimo rendimento de óleos essenciais puros e potentes. Abrangendo os continentes do globo, a rede exclusiva de produtores e colhedores da doTERRA é especialista em cultivar plantas específicas para a indústria de óleos essenciais.


O Processo CPTG®

O teste CPTG começa imediatamente após a destilação de cada óleo, onde ele é revisado quanto à sua composição química. Uma segunda rodada de testes é realizada em nossas instalações de produção para garantir que o que foi destilado e testado é o mesmo óleo essencial que foi recebido. Uma terceira revisão da química do óleo é conduzida em um procedimento trifásico à medida que os óleos são envasados nas embalagens que usamos como consumidores. Cada um desses testes confirma que o óleo essencial está livre de contaminantes e alterações inesperadas durante a produção.


O protocolo CPTG (Certificado de Pureza Testada e Garantida) inclui os seguintes testes:

Teste organoléptico

Teste microbiano

Cromatografia em fase gasosa

Espectrometria de massa

Espectroscopia de infravermelho de transformação de Fourier (FTIR)

Teste de quimioterapia

Análise isotópica

Teste de metais pesados


Historicamente, a cromatografia gasosa era o suficiente para identificar componentes individuais em um óleo essencial. No entanto, à medida que métodos mais sofisticados foram criados para o desenvolvimento de produtos sintéticos de óleos essenciais, foram necessários mais métodos de validação. Ao longo do tempo, métodos de teste adicionais, como espectroscopia de massa, análise quiral, varredura FTIR, análise de isótopos de carbono e outros foram desenvolvidos para identificar com mais precisão cada constituinte dos óleos essenciais individualmente.


Visite o link da doTerra e saiba muito mais

https://www.doterra.com/BR/pt_BR/cptg-testing-process



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Cadastre-se para receber material sobre os óleos essenciais TOP 10 doTERRA

Meu whatsapp 35 9.9108-7998

  • facebook
  • instagram

©2018 by Carla Nicolini Aromaterapeuta. Proudly created with Wix.com

bottom of page